Durante as últimas semanas, um assunto acendeu as discussões nas redes sociais, principalmente entre os rockstars. O baixista e vocalista da banda KISS, Gene Simmons, falou em uma entrevista que “o rock está definitivamente morto”, alguns roqueiros concordaram com o linguarudo, outros abominaram a ideia e discordaram veementemente de Gene.
Mas durante uma vasta pesquisa, irei apresentar alguns fatos:
1 - Quando você deixa de comprar um CD de uma banda (pequena ou grande), para baixa-lo na internet, você não está ajudando nenhum pouco para que a banda possa crescer ou fazer novos discos.
2 - É a lógica da vida: você prefere pagar R$200,00 em um ingresso do seu artista preferido (gringo), do que pagar R$10,00 em um show de um amigo ou conhecido, aliás, você tem a cara de pau de falar: “se não me der cortesias, não vou”.
3 - As bandas de rock não acabaram, pelo contrário, existem muito mais do que antes. Mas elas não se preocupam com o visual, ou com o show, logo não vão atrair mais público.
4 - Se você está esperando que vai ver algo inovador vindo de uma nova banda, pode desistir. É muito mais cômodo tentar parecer com algum outro artista (famoso ou não), do que criar um novo estilo e explodir no meio musical.
5 - Não espere ver o próximo David Bowie, ou os próximos Rolling Stones. As bandas têm capacidade para isso, mas falta vontade, e apoio do público e das gravadoras.
6 - Não espere por um hit que será lembrado daqui 20 anos. As gravadoras não querem mais o rock, e as bandas não querem confrontar as gravadoras.
7 - A maioria das bandas tocam covers de músicas, não investem e/ou não procuram compor novas músicas.
8 - É fácil achar uma banda de rock. Mas por isso, perdeu-se o espírito do rock. Nos anos 70 e 80, ser membro de uma banda de rock era como ser membro de uma gang, era algo diferente, desafiador. Hoje, você é membro de uma banda de rock? ‘Ah, legal. Já ouvi essa história 10 vezes nos últimos 10 minutos’.
9 - Obviamente que, tudo que você faz com amor, você tem um rendimento melhor. Mas não dá pra viver só de amor à música. As bandas não investem em si próprias e não vão deixar de ser uma banda de garagem N-U-N-C-A!
10 - Os funkeiros ajudam mais a cena do que os roqueiros. Você não vê um MC tocando para 10 pessoas como você vê com frequência nos shows de rock. Nota: Se você vê o Aerosmith tocando para apenas 2000 pessoas, ou o Def Leppard tocando para 250 pessoas no Brasil. Sinta-se preocupado!
11 - Tem uma banda? Não culpe as gravadoras, as mídias e as outras culturas por não fazer sucesso. Reclame com seu vizinho, amigo, e provavelmente, até sua mãe, que baixam sua música ilegalmente. ISSO É CRIME!
12 - É fã de rock? Contente-se em ver os dinossauros do rock, pois você nunca mais verá uma banda grande. E depois que estes velhos morrerem, pode ter certeza, o rock será extinto!
13 - “O rock não morreu de morte natural, ele foi assassinato”. Essa frase faz total sentido, todos nós matamos um estilo que adoramos, e pode ter certeza, ele nunca irá voltar! Roqueiros existem. Mas a música ‘rock’ não dura mais que 20 anos.
#VamosMusicalizar
Fonte: 13 fatos que afirmam: "O rock está morto e enterrado" http://whiplash.net/materias/opinioes/213371.html#ixzz3IsmqPxA3
Nenhum comentário:
Postar um comentário